segunda-feira, 20 de maio de 2013


O PRIMEIRO CONCURSO DE TALENTOS DE JOHN LENNON E DO QUARRYMEN

2 de março de 2013 • por Beatlepedia • em Beatles, John Lennon. •
O teatro Empire, em Liverpool, representava a ambição máxima para qualquer artista que desejasse viver da música, inclusive para John e, vinte anos antes, para seu pai. Seguindo a inevitável invasão do skiffle e do rock’n'roll e sua invejável posição na organização dos maiores espetáculos de variedades, o Empire ficava com a missão de dar estrutura para qualquer grande artista que pretendesse montar um espetáculo em Liverpool.


Alf Lennon nunca realizou o sonho de ir além dos bastidores do Empire, mas John teve a oportunidade precoce de pisar em seu consagrado palco quando o espetáculo do Carrol Levis Discoveries passou pela cidade em junho de 1957. Levis era um canadense conhecido na Grã-Bretanha como o “Senhor Descobridor de Estrelas”. Durante toda a década de 1950, ele se dedicou a viajar pelo interior promovendo concursos de talentos para todo tipo de artista, de cantores e comediantes a adestradores de periquitos e tocadores de música em serrotes.



Na tarde do dia 9 de junho de 1957, o Quarrymen chegou no teatro Empire para o concurso, – sem Rod Davis que fora proibido pela mãe religiosa de tocar aos domingos -, e o que encontraram foram dezenas de grupos com a mesma vontade de serem descobertos. Depois de observar bem, decidiram que o principal concorrente deles era os Sunnysiders, um grupo de Speke, que incluía um anão no contrabaixo de baú. A apresentação deles era um tanto quanto cômica, com o anão correndo pelo palco vestido de fraque e cartola e explicando que havia perdido o caminho do Hotel Adelphi. Ao contrário do que John e sua trupe pensavam, as brincadeiras dos Sunnysiders não agradaram em nada o “Senhor Descobridor de Estrelas”, e o Quarrymen passou para as finais, na noite de quarta-feira, que seria aberto ao público e os concorrentes seriam julgados pelos aplausos da plateia.




Na quarta-feira, quando o resultado se daria por meio dos aplausos da platéia, John e seus companheiros se viram contra um grupo do País de Gales que havia chegado em um ônibus repleto de amigos e familiares para animá-los e aplaudí-los. O Quarrymen tocou “Worried Man Blues”, muito bem, diga-se de passagem. Além da vantagem que já possuíam, os galeses se movimentaram no palco e chegaram até a deitar durante a apresentação, se mostrando uma banda realmente boa, enquanto o Quarrymen se manteve parado em cima do palco e “apenas” tocaram. Mesmo assim, o “palmômetro” que media os aplausos apontou um empate entre os dois grupos. Porém, numa segunda avaliação, os amigos na platéia fizeram tanto barulho que o ponteiro do “palmômetro” mal aguentou e o grupo galês foi anunciado vencedor. Fazendo assim, o “Senhor Descobridor de Estrelas” perder a grande descoberta de sua vida.



John Lennon, na época do concurso de talentos

FONTES: Beatlepedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário