COME TOGETHER – BEATLES
A história da canção Come Together
No dia seguinte, John perguntou a Leary se havia alguma coisa que ele pudesse fazer para ajudar em sua campanha, e o guru do LSD mencionou que precisava de uma música para ser usada em comerciais e comícios. O slogan de Leary era “come together… join the party” – como “party” pode significar “festa” ou “partido político”, a tradução pode ser tanto “venham, juntem-se à festa” ou “venham, juntem-se ao partido político”. “Obviamente havia um duplo sentido ali. Era ‘venham, engajem-se não no partido político, mas na celebração da vida’”, declarou Leary.
Cartaz da campanha de Leary
John imediatamente começou a desenvolver uma melodia com a frase: “Come together right now over me, all that I can tell you, is you gotta be free”. Depois de trabalhar um pouco na canção e de pensar em mais algumas versões, John fez uma fita demo e entregou a Leary. Entusiasmado com o grande apoio, Timothy fez com que a música tocasse em estações de rádio alternativas em toda a Califórnia e, pelo menos em sua cabeça, a música era completamente dele. No entanto, longe do conhecimento de Leary, Lennon voltou para a Inglaterra e, em poucas semanas, gravou uma versão com os Beatles. Em outubro de 1969, ela foi lançada como lado B de “Something”, primeiro lado A de George Harrison.
Rosemary, Leary, Yoko e John no “Ben In”, em Montreal
A campanha para governador da Califórnia acabou abruptamente em dezembro de 1969, quando Leary foi acusado de porte de maconha e acabou preso. Foi na prisão que ele ouviu Abbey Road pela primeira vez na rádio de rock local, e “Come Together” o surpreendeu completamente. “Embora a nova versão fosse uma melhoria em termos de letra e melodia da minha música de campanha, fiquei um pouco bravo que Lennon tivesse me desconsiderado daquele jeito… Quando mandei um pequeno protesto para John, a resposta teve o típico charme e a sagacidade de Lennon, que disse que ele era um alfaiate, e eu era um cliente que pediu um terno e nunca mais voltou. Então ele o vendeu para outra pessoa”.
Leary sendo preso
Os dois versos que falam de “old flat top” foram tirados de “You Can’t Catch Me”, uma antiga música de Chuck Berry, e John foi processado por plágio. Foi difícil negar a origem dos versos, mas eles eram, obviamente, uma homenagem afetuosa a um grande herói de sua juventude. John negou veemente qualquer furto musical. O conflito foi resolvido quando John prometeu gravar três músicas da editora de “You Can’t Catch Me”. Ele cumpriu a promessa majestosamente quando gravou “Sweet Little Sixteen” e “You Can’t Catch Me”, de Chuck Berry, para o álbum Rock’n’Roll, e “Ya Ya”, de Lee Dorsey, em Walls and Bridges.
Fonte: Beatlepedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário