MOMENTOS JOHN LENNON II

Imagine: Imagens não vistas de John Lennon e George Harrison.
Imagine: Previously Unseen Footage Of John Lennon And George Harrison.
Hoje temos algumas cenas incríveis, nunca antes vistas, de John Lennon gravando sua canção aparentemente cruel: “How Do You Sleep?” É uma música que ele lançou em 1971 e dirigiu seu ex-colega de banda dos Beatles, Paul McCartney. Aqui está apenas uma amostra das letras:
Tradução (música)
Um rosto bonito pode durar um ano ou dois
Mas muito em breve eles vão ver o que você pode fazer
O som que você faz é muzak para os meus ouvidos
Você deve ter aprendido algo em todos esses anos.
A pretty face may last a year or two
But pretty soon they’ll see what you can do
The sound you make is muzak to my ears
You must have learned something in all those years
Vídeo inédito vem antes do lançamento em 5 de outubro de uma caixa de 6 CDs, Imagine – The Ultimate Collection . O segundo álbum solo de John Lennon, Imagine , foi lançado em setembro de 1971, apenas dois anos depois que os Beatles seguiram caminhos separados. John Lennon disse que essa música foi uma resposta às letras do álbum solo de Paul McCartney, Ram,que Lennon sentiu foram direcionados para ele. (Dê uma olhada em “Too Many People” e “Back Seat of My Car” e você ouvirá o que Lennon estava se referindo.) Yoko Ono, que participou dessas sessões de gravação, escreveu para nós para dizer que “John escreveu muitas músicas ótimas, algumas tenras e outras significam … … as pessoas pensavam que isso era sobre Paul, e Paul parece ter pensado nisso também, tão ruim que não foi tocado demais “.
O livro de 120 páginas incluído no box contém o seguinte de John Lennon: “Se eu não posso brigar com meu melhor amigo, eu não sei com quem eu posso brigar. Eu acho que é muito engraçado e eu estava rindo quando estávamos fazendo e ouvindo. Eu estava rindo dele mais tarde, mas primeiro eu estava dizendo: ‘Ah, entendo, é o que ele pensa’, bufando e bufando.
Para mim, o que é tão impressionante sobre essa gravação é sua grosseria. Aqui você tem John, sem a voz duplicada que ele tanto amava, nenhuma das cordas de Phil Spector que moldaram grande parte do caráter da versão que todos conhecemos em 1971. O que você tem em “How Do You Sleep?” 5 & ​​6) “é uma performance de guitarra de slide brilhante do ex-Beatle George Harrison, o baixo relaxado de Klaus Voormann, Alan White na bateria e Nicky Hopkins no piano elétrico Wurlitzer. John ligou para George tocando “seu melhor solo de guitarra até hoje sobre esse corte, tão bom quanto qualquer coisa que eu já ouvi de qualquer pessoa, em qualquer lugar”.

A gravação foi feita no Ascot Sound Studios, um estúdio construído por John Lennon e Yoko Ono em 1970, nas dependências do Tittenhurst Park, no condado inglês de Berkshire.
O conjunto de caixa Imagine também inclui uma coleção de 140 faixas, remixada e remasterizada, incluindo uma mixagem de som surround 5.1. O engenheiro Rob Stevens escreveu para a NPR dizendo: “Nossa abordagem, significando Yoko e eu, foi fazer a experiência auditiva como se tivéssemos o excepcional privilégio de sentar no meio do estúdio com os músicos ao redor deles (o 5.1 circunda)”. ou na frente deles (os estéreos), sem nenhum dos efeitos ou adoçantes (cordas, eco de câmara, batida de fita, etc.) que foram adicionados posteriormente. Tínhamos um pressentimento de que as performances iniciais ficavam por conta própria, o tempo que a suavização claramente ajudou o disco a alcançar as alturas que ele fez e continua a fazer.”
John Lennon.

Fonte: National Public Radio, Inc.  (US) – TWITTER – SEPTEMBER 21, 2018.
Por Marina Sanches – @sancmarina