sexta-feira, 28 de setembro de 2018

“Cleanup Time” – John Lennon

“Cleanup Time” – John Lennon

Escrita por John Lennon, lançada em seu álbum de 1980, Double Fantasy. Também foi incluído na coletânea John.
Como algumas outras músicas no Double Fantasy, incluindo o hit single “(Just Like) Starting Over”, um dos temas de “Cleanup Time” é o renascimento, e outro tema, como “Watching the Wheels” é John “chegando a um acordo com seus anos calmos”. John escreveu a canção nas Bermudas em junho de 1980.  Ela foi inspirada por uma conversa telefônica que John teve com Jack Douglas, que se tornaria o produtor de Double Fantasy, enquanto John estava hospedado nas Bermudas. Os dois discutiram a década de 1970 e como as pessoas estavam limpando seus hábitos de álcool e drogas, e a conversa terminou com Douglas afirmando que “Bem, é hora de limpeza, certo” e John respondendo “Com certeza é”. John foi inspirado a começar a tocar um boogie no piano e escreveu “Cleanup Time” no processo. John descreveu a música como “um lick de piano, com as palavras adicionadas”.  Depois de desenvolver o lick do piano e ter o título, John escreveu as palavras em torno de uma concepção da casa de John, The Dakota.
Embora John tenha alegado que a letra se aplica às pessoas em geral, e não especificamente aos Lennons, a música reflete a realidade dos Lennons limpando suas dietas e suas finanças, bem como seus hábitos de drogas, e relata o que os cinco anteriores anos longe da gravação significava para os Lennons. A música, como a canção dos Beatles “Cry Baby Cry”, de John , incorpora elementos da canção de ninar “Sing a Song of Sixpence”.  No caso do “Tempo de Limpeza”, as referências ao rei estar na cozinha e a rainha contando o dinheiro podem ser referências autobiográficas. Househusband enquanto Ono estava cuidando das finanças do casal. A música menciona explicitamente que o rei está assando pão, e John estava particularmente orgulhoso de assar pão sozinho.  As letras também refletem a felicidade de John estando em casa e sendo livre de muitas obrigações, como a gravação de contratos.
Segundo o autor Andrew Jackson, “Cleanup Time” e “Woman” representam “o final feliz desvanece-se de um boêmio É uma vida maravilhosa”, como o problemático jovem John encontrou a paz como pai e marido. Tim Riley observa que a música funciona em dois níveis: “uma brincadeira gentil em tarefas domésticas” e como “uma música adulta sobre vício”.
Por Marina Sanches – @sancmarina.
Fonte: S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário