“Old Dirt Road” John Lennon.
Deixe uma resposta
Escrita por John Lennon e Harry Nilsson, lançada pela primeira vez no álbum de 1974 Walls and Bridges, de Lennon, Nilsson mais tarde gravou a música em seu álbum de 1980, Flash Harry.
John e Nilsson escreveram “Old Dirt Road” enquanto John estava trabalhando com Nilsson produzindo o álbum Pussy Cats de Nilsson. John escreveu o primeiro verso, quando foi interrompido por alguns empresários, e pediu a Nilsson para fornecer um “americanismo”. Nilsson forneceu uma linha, que John incorporou na música. Nilsson então continuou escrevendo parte da música.
“Old Dirt Road” usa a estrada como uma metáfora para um ponto de estabilidade em um mundo instável e uma vida sujeita a variabilidade. Na linha originalmente fornecida por Nilsson, a vida é descrita como “tentar cavar a fumaça com um forcado ao vento”. Mesmo que a estrada seja aparentemente estável, ela também está em risco devido à possibilidade de um deslizamento de terra. O cantor aconselha o ouvinte a apenas “continuar em frente”. As letras incorporam uma referência à música de Bob Nolan, “Cool Water”, em que alguém na antiga estrada de terra sugere que a única coisa necessária é “água limpa e fresca”.De acordo com os autores Ben Urish e Ken Bielen, as letras não “fazem muito sentido literal, mas de alguma forma soam bem em um nível intuitivo”. O crítico de música Johnny Rogan acha que o clima da música é “estoico e não desesperado” e descreve a letra como laissez-faire.
A música é na forma de uma balada, com alguma influência da música country. A guitarra de Jesse Ed Davis contribui para a atmosfera do país. Musicalmente, ele reproduz parte do som do álbum Imagine de John usando dois pianos, um tocado por John e outro tocado por Nicky Hopkins. Urish e Bielen descrevem a música como “triste e relaxada”. John Blaney afirma que captura “uma atmosfera de intoxicação apática”. O jornalista de música Paul du Noyer acredita que Charlie Patton”Ain’t Goin ‘Down That Dirt Road” pode ter sido uma influência sobre a música.
Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S.