sábado, 24 de março de 2018

“Fatos da música: Day Tripper, We Can Work It Out”

“Fatos da música: Day Tripper, We Can Work It Out”

Em 16 de outubro de 1965, os Beatles gravaram o Day Tripper no Abbey Road Studios, em Londres. A música foi escrita principalmente por John com alguma colaboração de Paul, para o próximo single da banda.
Day Tripper foi completado em apenas três takes, com o último take escolhido como master. Depois disso, a banda estabeleceu a trilha rítmica para uma nova música de George, If I Needed Someone, mais tarde lançada no Rubber Soul.

“Day Tripper foi [escrito] sob total pressão, baseado em uma velha canção folclórica que escrevi cerca de um mês antes. Foi muito difícil. Não foi uma mensagem séria. Foi uma droga de canção. De certa forma, foi um dia de viagem – eu só gostei da palavra”. John Lennon
“Eu me lembro com os taciturnos que pensamos, seria divertido de se colocar. Essa foi uma das grandes coisas sobre colaborar, você pode cutucá-la, piscar um pouco, ao passo que, se estiver sentado sozinho, você pode não colocá-lo” – Paul McCartney.
“Isso é meu. Incluindo o lick de guitarra, o intervalo da guitarra, e todo o resto. É apenas uma música rock ‘n roll. Day tripper são pessoas que vão em um dia de viagem, certo? Normalmente em um barco ou algo assim. Mas Foi meio que você sabe, você é apenas um hippie de fim de semana.  John Lennon
“Ácido estava entrando em cena, e nós costumávamos fazer essas músicas sobre ‘a garota que pensava que era’.” Principalmente o ímpeto para isso costumava vir de John – Eu acho que John conheceu algumas garotas que pensavam que eram … Mas essa era apenas uma música irônica sobre alguém que era um excursionista, um pintor de domingo. , um motorista de domingo, alguém que estava comprometido apenas em parte com a idéia”. – Paul McCartney
We Can Work It Out
Em 20 de outubro de 1965, quatro dias após a gravação de Day Tripper, os Beatles gravaram We Can Work It Out para seu próximo single. Ambas as músicas foram gravadas durante as sessões do Rubber Soul.  Esta sessão de gravação em particular durou mais de dez horas.
We Can Work It Out foi um esforço colaborativo entre John e Paul. Paul escreveu as palavras para a música, para os versos e refrão antes de levá-lo a John. Os dois então escreveram o meio da música juntos.
“Eu levei para John para terminar, e escrevemos o meio juntos. O que é legal: ‘A vida é muito curta. Não há tempo para confusão e luta, meu amigo.’
Então foi a ideia de George colocar o meio em 3/4, como uma valsa alemã. Isso aconteceu na sessão, foi um dos casos do acordo que foi feito na sessão.” – Paul McCartney 
“Em We Can Work It Out, Paul fez o primeiro semestre, eu fiz o meio dos oito. Mas você tem Paul escrevendo: ‘Podemos resolver isso / Podemos resolver isso’ – otimismo real, sabe, e eu, impaciente: a vida é muito curta, e não há tempo / Para agitar e lutar, meu amigo “.  John Lennon
LANÇAMENTO
Em 3 de dezembro de 1965, no mesmo dia em que a banda lançou Rubber Soul , os Beatles também lançaram We Can Work It Out / Day Tripper no Reino Unido; o lançamento nos EUA foi três dias depois, no dia 6 de dezembro.
Lennon argumentou a favor de liberar Day Tripper como o lado A e We Can Work It Out como o lado B, contrariando a opinião da maioria. Para agradar os dois lados, a banda lançou seu primeiro single A-face duplo. 
SUCESSO GRÁFICO
We Can Work It Out liderou as paradas nos dois lados do Atlântico. Chegou ao número um na Billboard dos EUA em 8 de janeiro de 1966 e permaneceu lá por duas semanas, antes de ser desalojado pelos Sons do Silêncio de Simon & Garfunkel. Day Tripper chegou ao número 5.
Também alcançou o número um no UK Singles Chart em 16 de dezembro de 1965, ocupando o primeiro lugar por cinco semanas seguidas.
FILMES PROMOCIONAIS
Em 23 de novembro de 1965, os Beatles filmaram clipes promocionais para We Can Work It Out e Day Tripper, bem como músicas mais antigas, Help !, Ticket to Ride e I Feel Fine. Os vídeos promocionais foram gravados no Twickenham Film Studios, em Londres.
“A outra coisa que chegou na sessão foi que encontramos um velho harmônio escondido no estúdio e dissemos: ‘Ah, isso seria uma bela cor’. Nós colocamos os acordes com o harmônio como uma lavagem, apenas um acorde básico.” – Paul McCartney.

Fonte: Beatles By Day.
Por Marina Sanches – @sancmarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário