“It Is ‘He’ (Jai Sri Krishna)” George Harrison
Deixe uma resposta
Música de George Harrison , lançado como a última faixa de seu álbum de 1974 Dark Horse . George foi inspirado a escrever a música enquanto estava na cidade sagrada hindu de Vrindavan , no norte da Índia, com seu amigo Ravi Shankar . A composição originou-se num dia que George descreve em sua autobiografia como “minha experiência mais fantástica”, durante a qual sua festa e seu guia ascético visitaram os templos da cidade. Os coros da música foram adaptados do canto sânscrito que eles cantavam antes de visitar Seva Kunj, um parque dedicado à infância de Krishna. A mesma peregrinação para a Índia levou a George a organizar o Festival de Música Shankar da Índia em setembro de 1974 e a realizar uma turnê conjunta norte-americana com Shankar no final desse ano.
Apesar da natureza devocional da música, George escreveu a meio caminho através de um período de divergência com os objetivos espirituais que ele abraçou em suas obras anteriores, em particular, Living in the Material World (1973). “It Is ‘He’ serve como um exemplo raro de uma música abertamente religiosa em Dark Horse . Gravado entre agosto e outubro de 1974, a faixa apresenta uma combinação incomum de estilos musicais e instrumentação – incluindo teclados estilo gospel , guitarra acústica folk-rock , instrumentos indianos de cordas e percussão e sintetizador Moog . Além de George, os músicos da gravação incluem Billy Preston , Tom Scott eEmil Richards , todos os quais tocaram em sua banda de 1974 e contribuíram para o lançamento simultâneo de Shankar , Shankar Family & Friends .
“It Is ‘He’ “(Jai Sri Krishna)” continuou a fusão de George da tradição hindu bhajan com pop e rock ocidental. A música não conseguiu obter o acolhimento favorável oferecido em suas produções anteriores nesse estilo, como “My Sweet Lord”, ” Hare Krishna Mantra ” e ” Give Me Love “. Com seus pronunciamentos espirituais durante a turnê provando igualmente indesejável para muitos críticos de música, George posteriormente retirou-se de fazer declarações públicas da religiosidade hindu até produzir o álbum Shankar’s Chants of India em 1996. “It Is ‘He'” foi a última música abertamente devocional lançada sob o nome de George até o postumamente emitido “
Por Marina Sanches – @sancmarina