“Mamunia”.
Canção creditada a Paul e Linda McCartney que apareceu pela primeira vez no álbum de Paul e Wings 1973, Band on the Run. Ele também foi lançado como o lado B do single “Jet” nos EUA, mas foi substituído por ” Let Me Roll It ” quando “Mamunia” estava sendo considerado como um possível lado A futuro.
“Mamunia” foi escrito em Marrakesh no início de 1973. O título foi inspirado pelo hotel Mamounia no qual os McCartney estavam hospedados na época. Mamounia significa “refúgio seguro” em árabe. Segundo o autor John Blaney, Paul usou o termo como uma “metáfora para o renascimento”. “Mamunia” é uma das várias músicas de Band on the Run, incluindo faixa-título e ” Bluebird”, que defendem um tema de fuga e liberdade. Os versos da canção usam a chuva como uma metáfora para os tempos difíceis que as pessoas enfrentam. A mensagem da canção é não queixar-se de tempos difíceis porque todos enfrentam tempos difíceis e é melhor focar em seu “refúgio seguro” durante esses tempos.
“Mamunia” foi a primeira música gravada para Band on the Run em Lagos, na Nigéria. Paul canta os vocais principais e toca violão e baixo, Denny Laine toca guitarra e canta vocais de apoio, e Linda McCartney fornece backing vocal. Como “Bluebird”, “Mamunia” é principalmente acústico. O crítico de música Robert Christgau descreveu a introdução da música como “afro-alma”. Os autores Chip Madinger e Mark Easter descrevem a música como “tão leve que flutua”, mas note que ela é “implacavelmente melódica”.
Por Marina Sanches – @sancmarina.
Fonte: S.S.