“Jet”.
Canção de Paul & Wings, do álbum Band on the Run. A canção atingiu a sétima posição nas paradas britânicas e americanas em 30 de Março de 1974. Junto com “Helen Wheels” e “Junior’s Farm”, é outra canção de Paul, onde sua principal inspiração para compor a música surgiu na vida diária. Considerando que a maioria do álbum Band on the Run foi gravado em Lagos, na Nigéria, “Jet” foi gravada inteiramente no EMI Studios em Londres, após o regresso do grupo (de acordo com o engenheiro Geoff Emerick, em seu livro ‘Here There and Everywhere.’)
Quando lançado, o lado B do single era “Mamunia”, outra faixa do Band on the Run. No entanto, logo foi substituído por “Let Me Roll It”. “Jet” também pode ser encontrada nas compilações Wings Greatest (1978), All the Best! (1987) e Pure McCartney (2016).
Avaliadores relataram que o tema da canção era sobre o cão labrador de Paul chamado “Jet”. Entretanto, uma entrevista de 2010, no canal de televisão britânico ITV1 para o programa Wings: Band on the Run (para promover em novembro de 2010 um re-lançamento em CD/DVD do álbum) Paul explicou que “Jet” era o nome de um pônei que ele tinha possuído, apesar de que muitas das letras tinha pouca relação com o assunto.
O proeminente crítico musical Dave Marsh incluiu a canção na posição 793 em sua lista dos 1.001 melhores singles já feitos. Ele se referiu a ele como uma “grand confecção pop” que representou a única vez que Paul se aproximou da “unidade e densidade” de seu mandato com os Beatles. O escritor Graham Reid, descreveu-o como uma “jóia” do power pop.
Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S., https://www.paulmccartney.com e pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário