“The Concert for Bangladesh”.
Álbum triplo ao vivo de George e celebridades amigos, gravado na Apple Records em dezembro de 1971 na América e janeiro de 1972, em Grã-Bretanha. O álbum seguiu os dois concertos com o mesmo nome, realizada em 01 de Agosto de 1971, em Nova York Madison Square Garden, apresentando George, Bob Dylan , Ravi Shankar, Ali Akbar Khan, Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russell e Eric Clapton. Os shows foram um evento de caridade pioneiro, em prol dos desabrigados refugiados de Bengali da Guerra de Libertação Bangladesh, modelo para futuros benefícios de rock multi-artista tais como Live Aid (1985) e do Concerto para Nova York (2001).
Pela produção de Phil Spector e que caracteriza a assinatura de Wall of Sound, o álbum foi adiada por três meses devido a longas negociações entre George e duas gravadoras interessados em proteger seus interesses de negócios, Capitol e Columbia / CBS. Além dos principais artistas, os músicos e cantores sobre a gravação incluem Badfinger, Jim chifre, Klaus Voormann, Alla Rakha, Jim Keltner, Jesse Ed Davis e Claudia Linnear. Embalagem original inclui uma agenda de 64 páginas contendo fotos dos concertos; a capa do álbum, projetado por Tom Wilkes, consistiu de uma imagem de uma criança desnutrida sentado ao lado de uma tigela de comida vazio.
No lançamento, Concerto para Bangladesh foi um grande sucesso comercial e de crítica, superando álbuns paradas ao redor do mundo, e passou a ganhar o Grammy de Álbum do Ano março de 1973. Junto com o 1972 filme-concerto da Apple dirigido por Saul Swimmer, o álbum ganhou música clássica indiana, seu maior público ocidental até aquele momento. O álbum foi relançado em 2005, na forma remasterizada, com uma nova capa.
Entre as muitas palavras de elogios que foram escritos sobre o Concerto para Bangladesh desde o seu lançamento, autor Tom Lua descreve-o como um álbum para tocar “sempre que sua fé no poder da música começa a diminuir”. As vendas de The Concert para Bangladesh continua a beneficiar o Fundo George Harrison para o UNICEF, que arrecadou US $ 1,2 milhões para as crianças da África, numa campanha de 2011 40º aniversário do álbum.
Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S. e pesquisa.