terça-feira, 5 de julho de 2016

"Art of Dying".

George 218

“Art of Dying”.

Desde a morte de George em Novembro de 2001, a letra de “Art Of Dying” têm sido muito citado como um comentário sobre a natureza da existência humana.
Durante os últimos 30 ou mais anos de sua vida, George Harrison identificou repetidamente a sua primeira experiência de fazer o alucinógeno da droga LSD, com John Lennon e suas esposas, como sendo responsável pelo seu interesse em espiritualidade e Hinduísmo, a “viagem” ocorreu por acidente em fevereiro de 1965, e ele recordou mais tarde um pensamento que vem à sua mente durante a experiência: ” os iogues do Himalaia. Eu não sei por que … Era como se alguém estivesse sussurrando-me: “Os iogues dos Himalaias.'”Uma visita em agosto de 1967 para o epicentro da conterculturalism hippie, de San Francisco Haight-Ashbury distrito, em seguida, persuadiu -o a abandonar o LSD e seguir um caminho espiritual através da meditação. George já estava imerso na música indiana, tratados com o autor Ian MacDonald termos “a aridez espiritual da vida moderna” em sua canção “Within You Without You ” (Sgt. Pepper’s Lonely
Hearts Club Band). Ele também tinha começado a escrever uma canção dedicada ao conceito hindu da reencarnação e da inevitabilidade da morte, “Art Of Dying”.
Chegará um momento em que todos nós temos que sair daqui
Não há nada a irmã Mary pode fazer, vai me manter aqui com você
Como nada nesta vida que eu tenho tentado
pode igualar ou superar a arte de morrer.
A menção de “irmã Mary” refere-se à Católica fé em que George tinha sido criado quando criança. Falando ao autor Peter Doggett, a irmã de George, Louise qualificou sua abrangente do hinduísmo no que diz respeito à sua educação: “Nossa família eram católicos, mas sempre tivemos uma visão global. Estávamos espirituais e não religiosa como tal. George não mudou como pessoa depois que ele foi para a Índia [em 1966] …”
Ao invés de Irmã Mary, lírico original de George com o nome “Sr. Epstein” – gerente dos Beatles, Brian Epstein. Dada esta referência a Epstein, autor Bruce Spizer especulou que George estava “contemplar a vida após os Beatles”, como Já em meados de 1966, uma vez que “a maioria dos versos originais da canção reconhece que mesmo Sr. Epstein não foi capaz de manter o grupo unido ou ajudar quando acabou …”
Como George explica em sua autobiografia, I, Me, Mine, na maioria dos casos a própria alma não faz, de facto, “sair daqui” após a morte, devido à cármica da dívida, ou “carga”, acumulados por meio de ações e pensamentos realizadas em sua vida.  Este ponto é ilustrado na terceira estrofe de “Art of Dying”:
Virá um tempo em que a maioria de nós voltarà aqui
Trazido de volta pelo nosso desejo de ser uma entidade perfeita
estar através de um milhão de anos de choro
Até você perceber a arte de morrer.
A menção de “um milhão de anos de choro” é uma referência para o ciclo interminável de renascimento associada a reencarnação, onde a alma falhar repetidamente para deixar o mundo material e atingir o nirvana,  também conhecido como moksha.
“Escrito num período pouco antes de “karma”, “mantra”, “guru” e “maya” todos se tornaram palavras-chave em seu vocabulário, George mostra um aviso de possível confusão por parte dos seus ouvintes, e um grau de humor, com as questões pontuais que aparecem no final dos versos “você ainda está comigo?” e  “Você acredita em mim?”. O tema do renascimento era um que ele voltaria com frequência ao longo de sua carreira solo, nomeadamente em ” Give Me Love (Give Me Peace on Earth) “, com seus fundamentos “Manter me livre de nascimento” e “Ajuda-me a lidar com esta carga pesada”.

Por Marina Sanches – @sancmarina.
Fonte: S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário