sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

"Give Peace a Chance".


Canção composta por John no ano de 1969. Virou um dos hinos da campanha de John contra a Guerra do Vietnã. John gravou essa canção durante o segundo Bed-in, no Canadá. Bed-ins eram conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel.
A canção foi escrita durante o ‘ Bed-In’ de John e Yoko em Montreal, Canadá. Quando perguntado por um repórter o que ele estava tentando conseguir por ficar na cama, John  respondeu espontaneamente “Basta dar uma chance à paz”. Ele passou a dizer isso várias vezes durante o Bed-In. Finalmente, em 1 de junho de 1969, no quarto 1742 no Elizabeth Hotel Queen em Montreal, André Perry gravou usando uma configuração simples de quatro microfones e uma de quatro acompanhar gravador alugado a partir de um estúdio de gravação local. A sessão de gravação foi assistido por dezenas de jornalistas e várias celebridades, incluindo Timothy Leary, o rabino Abraham Feinberg, Joseph Schwartz, Rosemary Woodruff Leary, Petula Clark, Dick Gregory , Allen Ginsberg , Roger Scott , Murray o K e Derek Taylor , muitos dos quais são mencionados nas letras. Lennon tocou violão e foi acompanhado por Tommy Smothers dos Smothers Brothers, também na guitarra acústica.
Beatles 11 - 1969500560-500539-yoko_ono_john_lennon_617_409
Quando lançado em 1969, a música foi creditada a Lennon-McCartney. Em algumas versões posteriores, é creditado apenas a Lennon; a década de 1990 reedição do álbum Live in New York City , o documentário 2006 The US vs. John Lennon , e o álbum 1997 compilação Lennon Legend: The Very Best of John Lennon e sua versão em DVD seis anos mais tarde. John mais tarde declarou seu pesar sobre ser “culpado o suficiente para dar McCartney crédito como co-autor no meu primeiro single independente, em vez de dá-lo a Yoko, que havia realmente escrito isso comigo.” No entanto, ele também disse que a sugestão do crédito foi uma forma de agradecer a Paul por ajudá-lo a gravar ” The Ballad of John e Yoko ” a curto prazo.
Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário