Sem dúvida alguma, trata-se do som mais pesado que os Beatles fizeram. Haviam tentado produzir alguma coisa assim com “Rain” e “And Your Bird Can Sing”. Mas “Helter-Skelter” vai às últimas conseqüências, fazendo jus ao nome (helter-skelter é uma grande confusão e, também, montanha russa). Paul berra a letra e o backing vocal completa a excitação da faixa, que inclui guinchos e gritos não-identificados.
A uma certa altura, as guitarras fazem uma escala musical e vão desaparecendo numa distorção. A bateria de Ringo traz a música de volta por pouco tempo: vai tudo sumindo, há um momento em que parece que tudo acabou, para recomeçar outra vez, até Ringo gritar: “I’ve got blisters on my fingeers”, ou seja: “estou com bolhas nos dedos”. Também, não era para menos: a gravação inteira durou 25 minutos e meio. John está no sax e Mal Evans, no trumpete.
Quanto Charles Manson assassinou a atriz Sharon Tate e seus amigos num ritual macabro, em 1969, ele e os outros assassinos disseram ter encontrado inspiração para o crime nessa faixa. Mas John Lennon foi aos tribunais defender a música de qualquer responsabilidade em relação à insanidade alheia.
Por Marina Sanches @sancmarina
Fonte: S.S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário