Os Beatles agendaram para mais cedo a sessão de gravações no Estúdio 2 do Abbey Road Studios, em 18 de setembro de 1968. Na ocasião, eles iriam dar uma escapada do estúdio para casa de Paul a fim de assistir ao filme clássico de rock, “The Girl Can’t Help It” de 1956 e que iria passar pela primeira vez na BBC de Londres no horário nobre. Chris Thomas, o co-produtor do disco, disse: “Eu tinha avisado Paul uns 2 dias antes sobre a exibição do filme, então a idéia era fazer uma pausa, ir para a casa de Paul em Cavendish Avenue assistir ao filme e depois voltar ao trabalho.”
Então no dia, Paul foi o primeiro a chegar e ele já estava com o riff principal de “Birthday.” Os outros Beatles chegaram mais tarde quase que juntos e Paul já tinha boa parte da música e as primeiras estrofes da letra. A base estava ensaiada quase próximo de estourar o tempo para sair e pegar o início do filme. Na volta da sessão, todos empolgados pela energia transmitida pelo filme, eles terminaram a canção inteira. Compuseram, ensaiaram e gravaram, foi tudo feito em um dia.
Paul e John cantam nas primeiras linhas: “Você diz que é o seu aniversário, Bem, é meu aniversário também. Vamos passar um tempo legal, estou feliz que é seu aniversário.” Depois John em uma harmonia lenta canta “Sim! Nós vamos para uma festa.” E Paul canta com um coral de fundo: “Eu gostaria de dançar, me dê essa chance.”
Paul fala sobre a letra: “Aquilo foi 50 a 50, John e eu, fazendo a canção e gravando tudo na mesma noite. Eu não me lembro de ser o aniversário de ninguém em particular, mas vendo por outro lado é uma canção que se refere a tradições como o Natal ou aniversários, isso traz vida à canção, será uma ótima canção porque as pessoas vão colocar pra tocar em festas e cantar em aniversários.”
John diz que a letra já tinha sido escrita antes: “Foi como todas as outras canções do álbum. Escrita na Índia. A gente costumava pegar um dia da semana para nos sentarmos com nossos violões e Paul queria escrever algo sobre aniversários, então ele fez a dele. Tem um som interessante: Colocamos o piano num amplificador de guitarra e um efeito tremulo, o que acho que foi a primeira vez que fizemos.”
Das 26 faixas assinadas pela dupla, apenas essa foi realmente composta por Lennon-McCartney.
Trata-se de uma versão roqueira do “Parabéns pra Você”, feita na Índia. Dançável e alegre como manda o clima de festa de aniversário, traz uma batida forte de Ringo, um solo de guitarra animadinho do piano de Paul completando a barulheira gostosa.
Por Marina Sanches – @sancmarina.
Fonte: S.S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário