quinta-feira, 11 de junho de 2015

NOTICIAS BEATLES - GEORGE HARRISON



George Harrison: carta inédita de 1966 revela que Beatles “não queriam ser explorados”.
George 45 - Revolver George 46 - RevolverGeorge 79George 87
Nesta semana, uma carta nunca antes divulgada de George Harrison para o DJ Paul Drew, mudou um pouco o entendimento da história dos Beatles que milhares de fãs têm, ao redor do mundo.
O documento, nunca antes revelado, trouxe novas informações a respeito de uma gravação no famoso Stax Studios, em Memphins, que os Beatles fariam em 1966, e da qual desistiram porque não queriam ser explorados.
A gravação seria produzida por Jim Stewart e a razão da desistência foi explicada por Harrison na carta, com as seguintes palavras:
Todos nós gostamos muito da ideia, mas as pessoas atualmente estão ficando completamente malucas com ideias a respeito de dinheiro a partir da menção do nome “Beatles”, por isso, o projeto falhou miseravelmente.
Boatos a respeito da proposta do Stax já haviam circulado anteriormente, mas a justificativa para a desistência sempre foi a formal “razões de segurança”.
Outra grande surpresa trazida à tona pela carta é que, em 1996, os Beatles estavam considerando seriamente a possibilidade de trabalhar com o produtor Jim Stewart, outra ideia que veio abaixo. Com esta desistência, todo o material produzido pela banda, inclusive os álbuns posteriores a este momento e até o fim da carreira do Fab Four, passaram pelas mãos de George Martin. A carta foi recentemente posta à venda, na coleção de artigos de rock de Jeff Gold, que adquiriu o artefato da viúva de Drew um pouco depois de sua morte, em 2013.
Quando eu li sobre o Stax, eu pensei – “que porra é essa?” – disse Gold. Eu passei um bom tempo pensando a respeito disso e eu sei que essa é uma grande revelação.
Carimbada com data de 7 de Maio de 1966, a carta foi escrita quando os Beatles estavam no começo das gravações de Revolver. O disco que estamos gravando agora deve ficar pronto perto de Outubro, também escreveu Harrison, no documento. Mas eu soube que a Capitol quer que nós façamos um disco intermediário, com gravações não lançadas do Rubber Soul, algumas músicas velhas e duas ou três canções inéditas que nós acabamos de cortar… Bom, eu estarei fora do estúdio a qualquer minuto, assim que John e Ringo chegarem, finaliza George no documento.
George 158 George 159 George 160
George 163 George 164 - carta George 2 George 165 - carta George 03
O disco intermediário que Harisson cita acabou se transformando em Yesterday and Today, trabalho lançado apenas nos Estados Unidos e Canadá, com músicas do Help!, Rubber Soul e do próprio Revolver. A avaliação geral é que a Capitol fazia praticamente tudo o que queria com os discos dos Beatles na época, completou Gold. Perceber que George tinha a ideia de que “Yesterday And Today” ia sair bem antes do que realmente saiu foi uma espécie de revelação que me surpreendeu, finaliza.
Paul Drew era um grande DJ de rádio e diretor de um programa que viajou com os Beatles entre 1964 e 1965, ficando muito amigo da banda. O documento está avaliado em US$ 20.000 e Gold estima que esse valor possa aumentar. Bob Dylan está em alta, assim como os Rolling Stones e Jimi Hendrix. Depende do que você encontrar, mas os Beatles são os artistas mais procurados por colecionadores.
Read Previously Unknown George Harrison Letter From 1966.
A previously unreleased letter that George Harrison wrote to Atlanta DJ Paul Drew in May of 1966 reveals that the Beatles seriously contemplated recording at Stax in Memphis with producer Jim Stewart before the plan was derailed by financial issues. “We would all like it a lot,” Harrison wrote by hand, “but too many people get insane with money ideas at the mention of the word ‘Beatles,’ and so it fell through!”
Word of the proposed Stax sessions has circulated before, but it was always said they pulled out due to security issues. It was also never known they contemplated working with Jim Stewart as opposed to George Martin, the only producer they’d ever worked with until the end of their career three years later.
The letter was recently put on sale by Los Angeles-based rock collectibles dealer Jeff Gold, who acquired it from Drew’s widow shortly after he passed away in 2013. “When I read the Stax part I was like, ‘What the hell is this?'” says Gold. “I spend an inordinate amount of time thinking about this stuff, and I knew it was a major revelation.”
The letter, which was postmarked May 7th, 1966, was written when the Beatles were in the early stages of recording Revolver. “The album we are making now should be out around October,” Harrison wrote. “But I hear Capitol will make an intermediate album with unused tracks from Rubber Soul, a few old singles and about two or three of the new tracks we have just cut…Well I am off to the studio any minute, as soon as John and Ringo arrive.” That “intermediate” album would eventually be released as Yesterday and Today.
“The general assessment is that Capitol did pretty much whatever they wanted with Beatles records,” Gold says. “To see that George had a very specific understanding of what Yesterday and Today was going to be before it came out was kind of a revelation too. It surprised me.”
Drew was a powerful radio DJ and program director who traveled with the Beatles on their 1964 and 1965 world tour and grew close to the group. Harrison began his letter by thanking him for sending over records by Edwin Starr and Mrs. Miller, the latter a largely forgotten American singer who released off-key rendition of songs like “Downtown” and “Moon River.”
Gold is selling the letter for $20,000, and he estimates it will move quickly. “It’s just so special,” he says. “More people collect the Beatles than anyone else. Bob Dylan is right up there, as are The Rolling Stones and Jimi Hendrix. It depends on what you find, but the Beatles are the most widely-collected artist.”
Fonte: Rolling Stone e R7 – Via e-mail.
Por Marina Sanches – @sancmarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário