Foram uma das bandas mais icónicas da história da música. Marcaram uma geração e inspiraram outras tantas e são ainda muitas as curiosidades sobre os Beatles. A revista Exame reuniu as dez principais e mais relacionadas com a ciência.
Liverpool, 1960, e a música muda para sempre. Nasce o grupo The Beatles e a indústria musical nunca mais foi a mesma. Mas será que sabe tudo sobre a banda que juntou John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr?
A revista Exame reuniu as dez principais curiosidades sobre esta banda britânica, algumas delas já conhecidas, outras, descobertas pela ciência:
- Banda mais pirateada da história: Segundo a plataforma mundial contra a pirataria Muso, por ano, são feitos 190 milhões de downloads ilegais relacionados com o grupo.
- Recorde de autógrafos forjados: Tal como Elvis Presley, os membros dos The Beatles são as celebridades com maior número de autógrafos falsificados, revelou um estudo da empresa de autenticação PSA/DNA.
- Música chegou a Marte: O tema ‘Good Morning, Good Morning’ já tocou em Marte é usado como despertador pela sonda Curiosity, da NASA.
- Exemplo de trabalho de equipa: Andrew Sobel é um consultor na área de gestão, e também guitarrista, e selecionou os The Beatles como ícones do trabalho de equipa, uma vez que recebiam na perfeição as diferentes personalidades de cada membro.
- Origem a curso de Mestrado: O impacto dos The Beatle na música e na sociedade deu origem à criação de um curso de Mestrado dedicado à banda.
- Lennon-aranha: Alexandre Bonaldo, Fernando Pérez-Miles e Laura Miglio batizaram uma nova espécie de aranha de Bumba lennoni, em homenagem ao malogrado cantor John Lennon.
- Meditação vira moda: Pouco frequente até à chegada dos The Beatles, a prática de meditação tornou-se frequente e amplamente recomendada depois da banda afirmar-se adepta.
- Algoritmo usado para evoluir música: Um grupo de cientistas da Universidade Tecnológica de Lawrence descobriu a evolução das músicas produzidas pela banda por meio de um algoritmo. Os discos foram ordenados de acordo com a complexidade das canções e no final a ordem que escolheram representava a data da gravação dos discos.
- Música testada por cientistas: O tema ‘Can’t buy Love’ foi testado por cientistas norte-americanos que concluíram que a banda tinha razão e que, de facto, o dinheiro não consegue comprar o amor. Os cientistas concluíram que a satisfação perante a relação, entre aqueles que não tinham o dinheiro como prioridade, era entre 10% a 15% maior do que entre os mais materialistas.
- Música continua na lembrança das pessoas: Uma pesquisa online da Universidade de Leeds pediu a mais de três mil pessoas de cerca de 70 países para escreverem as suas lembranças relativamente à banda e a música ‘She Loves You’ foi a mais mencionada. Além disso, a grande maioria das lembranças era positiva.
Fonte: Noticias ao Minuto – Via e-mail.
Por Marina Sanches - @sancmarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário