Beatles 65 traz oito canções novas de Paul e John, feitas especialmente para essa edição. As outras faixas são uma coletânea de sucessos que eles apresentavam em seus shows. A gravadora queria lançar três das canções novas (“Eight Days a Week”, “No Replay” e I’m a Loser”) em compacto, mas os quatro não gostavam de extrair compactos de seus LPs e, assim, lançaram, pouco antes do álbum, “I Feel Fine” e “She’s a Woman”.
Trata-se de um trabalho cansado, pois eles estavam chegando da grande turnê norte-americana durante a qual viajaram 35.906 quilômetros, voaram sessenta horas, visitaram 24 cidades e fizeram 31 apresentações em 32 dias. Haja anfetamina! O cansaço dos rapazes transparece não só em suas expressões na capa (estão todos certíssimos), mas nos vocais em algumas faixas, como em “Every Little Thing” e “I Don’t Want to Spoil the Party”. Mas, como eles tinham lançado um LP no Natal de 63, resolveram repetir a dose em 64 e fizeram Beatles For Sale a duras penas.
O hábito do LP natalino (importado por Roberto Carlos e muitos outros) seria mantido por eles até 1969. Mas o cansaço não prejudica o todo do álbum. Há clássicos dos primeiros tempos dos Beatles, tais como a forte versão de “Rock and Roll Music”, de Chuck Berry, na qual John da tudo de si e de sua garganta. Ele repete a dose em “Mr. Moonlight”, de Roy Lee Johnson, e Paul traz uma balada gostosa: “I’ll Follow the Sun”, cuja suavidade contrasta com a emoção apaixonada das interpretações de John, Ringo e George ganham uma faixa cada um, atuando apenas como intérpretes (só mais tarde George seria admitido como compositor): “Honey Don’t” e “Everybody’s Trying to Be My Baby”, respectivamente.
Inglaterra: 04/12/64; Estados Unidos: 15/12/64 (+); Brasil: 6/75.
Lado 1:
1 – “No Reply”
2 – “I’m a Loser”
3 – “Baby’s in Black”
4 – “Rock and Roll Music”
5 – “I’ll Follow the Sun”
6 – “Mr. Moonlight”
7 – “Kansas City/Hey Hey Hey Hey”
Lado 2:
1 – “Eight Days a Week”
2 – “Words of Love”
3 – “Honey Don’t”
4 – “Every Little Things”
5 – “I Don’t Want to Spoil the Party”
6 – “What You’re Doing”
7 – “Everybody’s Trying to Be My Baby”
(+) Nos Estados Unidos e no Brasil, o álbum saiu com o titulo Beatles 65. Só ficou de fora, nesta edição, a faixa “Baby’s in Black”. As outras de Beatles for Sale estão todas lá, só que na seguinte ordem: Lado 1 – “Rock and Roll Music”, “Kansas City”, “I’m a Loser”, “No Reply”, “Mr. Moonlight” e “I’ll Follow the Sun”; Lado 2 – “Eight Days a Week”, “Honey Don’t”, “What You’re Doing”, “Everybody’s Trying to Be My Baby”, “I Don’t Want to Spoil the Party” e “Words of Love”.
A edição norte-americana tem o Lado 1 idêntico ao da inglesa, com exceção da última faixa, que não foi incluída. O Lado 2 traz: “Honey Don’t”, “I’ll Be Back”, “She’s a Woman”, “I Feel Fine” e “Everybody’s Trying to Be My Baby”.
Por Marina Sanches - @sancmarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário