sábado, 31 de maio de 2014

"HELP" - "O MELHOR GRITO DE SOCORRO".

“HELP” – “O MELHOR GRITO DE SOCORRO”.

The_Beatles_-_Help! 007
Esse álbum traz a trilha sonora do segundo filme dos Beatles, Help!, dirigido pelo mesmo Richard Lester de A Hard Day’s Night. Só que a trama de Help! é bem mais complexa do que a seqüência Beatles-tocando/Beatles-fugindo-das-fãs, do filme anterior.
Fanáticos seguidores da deusa hindu Kaili pretendem oferecer-lhe em sacrifício uma vida humana. Mas o sacrificado deve estar usando um anel especial, com uma enorme pedra vermelha. E é justamente no dedo de Ringo que ele foi parar – e grudar; o pobre Beatle não consegue tirar o anel de jeito nenhum.
help3 in_help_john&ringoHELP!
Entre perseguições nas Bahamas, fugas nos Alpes, explosões em campo aberto e seqüências mais calmas num estúdio britânico, as filmagens levavam cerca de quatro meses. E sete das oito músicas que compõem a trilha sonora estão no lado 1 (isso para quem tem o vinil) do álbum Help!. Apenas “She’s a Woman” não foi incluída, mas também não toca inteira no filme. Entre as novidades do álbum, Paul está, pela primeira vez, na guitarra solo numa gravação. E isso acontece em duas faixas: “Another Girl” e “Ticket to Ride”. No lado 2 (isso para quem tem o vinil), há quatro novas canções da dupla Lennon-McCartney (entre as quais, a eterna “Yesterday”) e uma de George Harrison. As outras duas não são deles e seria uma das últimas vezes em que gravariam música alheia.
BUm1v2zCYAAAQ6R
Help! é um prenúncio do amadurecimento que o trabalho dos quatro terá. A fórmula básica três guitarras/bateria é aperfeiçoada para criação de um som mais complexo em faixas como “You’ve Got to Hide Your Love Away” e It’s Only Love”. Em “Yesterday”, Paul é acompanhado apenas por um quarteto de cordas. Esse desenvolvimento se afirmaria quatro meses depois da edição do álbum, com o lançamento o álbum seguinte, Rubber Soul.
Help! foi lançado um mês depois da estréia do filme, que aconteceu em julho. O sucesso do filme bastaria para garantir o de sua trilha sonora, mas isso não seria necessário, pois esta era assinada pelos quatro rapazes de Liverpool.
No mês de junho do mesmo ano, eles receberam, das mãos da rainha, a condecoração MBE, ou seja, Member of the British Empire (membro do Império Britânico). A decisão de sua majestade de prestar essa homenagem aos Beatles por seus “serviços ao comércio do país” ocasionou um tremendo rebuliço na Inglaterra. Muito condecorados devolveram, indignados, suas medalhas.
beatles-mbe-11beatles-mbe-12beatles-mbe-01BFMFBkNCMAAC1Jy
George sugeriu que, se eles não quisessem mais a condecoração, poderiam mandá-los para Brian Epstein e acrescentou:
553289_225322617603633_664060138_n
- MBE vai bem com o nome dele: Mr. Brian Epstein.
Na verdade, Brian ficou mais entusiasmado com a MBE do que os quatro juntos. John não queria sequer aceitá-la a principio e chegou a devolvê-la anos depois.
Conta-se que os reis do iê-iê-iê fumaram maconha em pleno mictório do palácio de Buckingham. Enfim, como sempre, os protestos contra eles eram insignificantes perante a dimensão da paixão que despertavam. Tanto o filme (que ainda delicia os fãs) quanto o disco desancaram a seriedade de condecorados e condecoráveis.




Por Marina Sanches - @sancmarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário