sexta-feira, 4 de abril de 2014

“ALL YOU NEED IS LOVE” – “TUDO QUE VOCÊ PRECISA É AMOR”.

BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 1 BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 2 BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 3 BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 4


Essa gravação foi transmitida para todo o mundo pela televisão. A BBC convidou os Beatles para representarem a Inglaterra num programa internacional chamado Our World (Nosso Mundo). A idéia era mostrar a gravação dessa música ao Vivo, mas nem tudo foi ao ar diretamente. Uma parte foi gravada mais cedo, no mesmo dia, e entrou no ar em playback, enquanto os quatro tocavam seus instrumentos de sempre. Todo o resto (vocais, corinho, parte orquestral) foi gravado ao vivo, diante de cerca de 200 milhões de telespectadores espalhados por todo o mundo (mais uma vez, o Brasil ficou de fora).
Há uma outra gravação desta mesma canção, feita durante os ensaios para a transmissão, e que foi colocada no álbum Yellow Submarine. Na véspera do programa, os Beatles resolveram que deveriam lançar o compacto logo em seguida. Depois de gravado (e transmitido ao vivo), John regravou os vocais e, algumas semanas depois, o compacto estava à venda em (quase) todo o mundo. Os Beatles solicitaram à orquestra que se apresentasse de terno branco. Convidaram alguns amigos para o coro e queriam um gostinho de internacionalismo – já que era para o mundo inteiro ver. George Martin foi quem sugeriu que abrissem com a “Marseillaise” (hino nacional da França, considerado um dos mais belos) e terminassem com “In the Mood” de Glen Miller, e “Greensleeves”, uma canção tradicional inglesa. A EMI teve que pagar os direitos autorais pelo uso de “In the Mood”, pois utilizaram a versão original.
A primeira parte que os Beatles gravaram para “All You Need is Love” durou 10 minutos e incluía John no cravo, Paul no contrabaixo, George no violino e Ringo na bateria. Para a transmissão, Paul e George tocaram suas guitarras, Ringo ficou na bateria e John apenas cantou. A orquestra, formada por 13 músicos, foi conduzida pelo maestro Mike Vickers. George Martin aparecia no piano e, no final, Paul entrou com um trechinho de “She Loves You”. A gravação ficou com 6 minutos, mas acabou sendo editada com quatro.
BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 5 BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 6 BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE 7 BEATLES ALL YOU NEED IS LOVE
A transmissão aconteceu no dia 25 de junho de 1967 e o disco, que se tornaria o hino de uma geração com sua mensagem pacifista (a letra diz que é possível se fazer qualquer coisa, desde que seja com amor), chegou às lojas inglesas no dia 7 de julho.
OBS: A pessoa que fez essa matéria da Som Três diz que John entrou com um trechinho de “She Loves You”, mas quando ouço o disco (digo disco porque tenho o vinil) é vóz do Paul e no vídeo também por isso digitei Paul, mas também ouvi um vídeo com a vóz do John.
Por  Marina Sanches – @sancmarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário