quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

BEATLES DIA A DIA.

BEATLES DIA A DIA.

19 de dezembro de 1966
O jornal britânico Daily Sketch publica a foto do acidente de carro de Tara Browne, que inspiraria John a compor “A Day in the Life”.
Tara Browne acidente Tara Browne
Tara Browne morre
01h00, domingo 18 dezembro 1966 (há 47 anos)
The 21-year-old socialite Tara Browne, amigo dos Beatles e um herdeiro do império Guinness, morreu neste dia em um acidente de trânsito. Um relatório detalhando o veredicto do juiz na sua morte inspirou John Lennon ao escrever A Day In The Life .
Tara Browne Browne era um membro da família aristocrata irlandês Oranmore & Browne, e foi membro da cena do Swinging London, em meados dos anos 1960. Ele era o filho de Dominick Browne, o quarto barão Oranmore e Browne, e Oonagh Guinness, herdeira da fortuna Guinness.
Browne estava  para herdar uma fortuna R $ 1 milhão em seu aniversário de 25 anos, e morreu deixando a soma considerável de £ 56.069 em sua propriedade.
Na noite de 17 de dezembro de 1966, ele e sua namorada, a modelo de 19 anos de idade, Suki Potier, tinha passado a noite na casa de um amigo em Earls Court. Eles deixaram pouco antes de 01:00, na manhã seguinte, em busca de alimento.
Browne dirigiu seu carro Lotus Elan através de South Kensington, em Londres em alta velocidade. Ele não percebeu um semáforo vermelho e atravessou o cruzamento da Redcliffe Square e Redcliffe Gardens, colidindo com a van parada em Redcliffe Gardens depois de desviar para evitar um carro Volkswagen que se aproxima.
Tara Browne’s car crash, 18 December 1966
Tara Browne morreu de seus ferimentos no dia seguinte, e foi socorrido por sua esposa Noreen, de quem havia se separado, e seus dois filhos. Potier mais tarde afirmou que Browne desviou o carro para absorver o impacto do acidente para salvar sua vida. Ela saiu ileso do acidente.
Em 17 de janeiro de 1967 John Lennon estava escrevendo A Day In The Life ao ler uma cópia do jornal daquele dia Daily Mail. Uma notícia breve relato veredicto do legista sobre a morte de Browne inspirou algumas linhas da canção.
The Beatles - B&W - Sgt Pepper - Abbey Road 67 - C Apple Corps LtdEm estudio Londres 1967
Eu estava escrevendo A Day In The Life com o Daily Mail na minha frente no piano. Eu tinha aberto em Notícias, ou Far e Near, o que eles chamam. Notei duas histórias. Uma delas foi sobre o herdeiro Guinness que se matou em um carro. Essa foi a principal manchete. Ele morreu em Londres, em um acidente de carro.
John Lennon
Antologia
Em Hunter Davies 1968 biografia autorizada dos Beatles, Lennon explicou como as palavras da canção foram indiretamente inspiradas pelos acontecimentos.
Eu não copiei o acidente. Tara não explodiu sua mente para fora. Mas foi em minha mente quando eu estava escrevendo esse versículo.
John Lennon
Hunter Davies HunterDavies05
The Beatles, Hunter Davies
Em seus 1.997 biografia autorizada Many Years From Now, Paul McCartney minimizou as sugestões de que a canção era diretamente sobre a morte de Browne.
the-beatles-london_13293_600x450Beatles she's leaving home
O verso sobre o político soprando sua mente em um carro que escrevemos juntos. Tem sido atribuída a Tara Browne, herdeiro Guinness, que eu não acredito que é o caso, certamente como foram escrevê-lo, eu não estava atribuindo-a a Tara na minha cabeça. Na cabeça de John ele poderia ter sido. Na minha cabeça eu estava imaginando um político bombardeada em drogas que tinha parado em alguns semáforos e não percebeu que as luzes haviam mudado. O ‘tocou a sua mente “era puramente uma referência a droga, nada a ver com um acidente de carro.
Paul McCartney
BeatlesLivrosMiles01246601_366090973471375_1115259731_n
Many Years From Now, Barry Miles



Fonte: THE BEATLES BIBLE E The Beatles Diary.

Traduzido por Marina Sanches.
PS – Não sei se está boa a tradução, espero que sim é a segunda vez que tento, sou sincera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário