A história da canção From Me To You
“Eles me pediram para ouvir duas músicas que tinham feito”, ela conta. “Paul sentou ao piano, John ficou ao meu lado, e eles cantaram ‘From Me To You’ e ‘Thank You Girl’. Disseram que já tinham uma idéia de qual era a favorita, mas não tinham tomado a decisão final, então queriam a minha opinião sobre qual seria o melhor lado A. No fim das contas, eu escolhi ‘From Me To You’, e eles disseram: ‘Ótimo. Foi dessa que gostamos mais’”.
Na noite seguinte, os Beatles se apresentaram no Odeon Cinema, em Southport, Lancashire, onde puderam tocar a nova composição para o pai de Paul e pedir a opinião dele. Eles estavam conscientes da simplicidade da letra, mas estavam mais preocupados que a parte musical fosse “complicada demais” e que “não pegasse com os fãs”. Por fim, foi o pai de Paul que os convencera de que era “uma musiquinha bacana”.
O título vinha de “From You To Us”, uma coluna de cartas do NME. Paul e John estavam lendo na edição de 22 de fevereiro as datas da turnê da banda, que estavam impressas na primeira página. Eles começaram a “falar sobre uma das cartas da coluna”, como John revelou em maio de 1963. Havia apenas duas cartas naquela edição e é difícil de saber qual delas provocou a conversa e os comentários. Uma das cartas reclamava da “risada de vilão” em dois discos dançantes da época, e a outra falava euforicamente sobre o fato de Cliff Richard parecer estar ganhando de Elvis nas paradas. O mais provável é que essa segunda carta é que tenha chamado a atenção e despertado a ambição dos Beatles de serem maiores que Elvis um dia.
Acredita-se que a música começou a ser escrita numa troca de versos entre Paul e John, tornando-se um dos poucos sucessos da banda que eles fizeram juntos desde o início. Quando Kenny Lynch os escutou cantando no trem, disse a eles “você não podem fazer isso. Parecem um bando de bichinhas”. E eles respoderam: “Tudo bem. A garotada vai gostar”. Em abril de 1963, John comentou “Estávamos só brincando com o violão. Depois começamos a pegar uma boa linha melódica e realmente trabalhar nela. Antes que a viagem tivesse terminado, tínhamos tudo pronto. Ficamos tão satisfeitos…”. Um ano depois, novamente falando sobre a composição, John declarou: “Paul e eu trocamos algumas idéias e criamos o que pareceu ser uma boa linha melódica. A letra não foi nada difícil – especialmente porque tínhamos decidido não fazer nada muito complicado. Acho que é por isso que muitas vezes temos as palavras ‘you’ e ‘me’ nos títulos das músicas. É o tipo de coisa que ajuda os ouvintes a se identificarem com a letra. Achamos isso muito importante. Os fãs gostam de sentir que fazer parte do que está sendo feito pelos artistas”.
Depois de pronta, passaram-se apenas cinco dias para que From Me To You fosse gravada, apesar de, como John relembrou, “nós quase não a gravamos porque no começo achamos que era meio “bluesy”, mas, quando terminamos e George Martin colocou a gaita, ficou boa”. Em abril de 1963, a canção se tornou o segundo número 1 britânico dos Beatles, mas, lançado pelo selo Vee Jay nos EUA, não chegou nem ao top 40.
Fonte: Beatlepedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário