segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A HISTÓRIA DA MÚSICA "FROM ME TO YOU".

A história da canção From Me To You

“From Me To You”, terceiro single dos Beatles, foi escrito em 28 de fevereiro de 1963, durante uma viagem de trem de York a Shrewsbury, na turnê de Helen Shapiro. Helen não sabe precisar em que parte da viagem a canção foi escrita, mas lembra que os Beatles a tocaram para ela quando chegaram ao destino, onde se apresentariam no Granada Cinema.
630223f
“Eles me pediram para ouvir duas músicas que tinham feito”, ela conta. “Paul sentou ao piano, John ficou ao meu lado, e eles cantaram ‘From Me To You’ e ‘Thank You Girl’. Disseram que já tinham uma idéia de qual era a favorita, mas não tinham tomado a decisão final, então queriam a minha opinião sobre qual seria o melhor lado A. No fim das contas, eu escolhi ‘From Me To You’, e eles disseram: ‘Ótimo. Foi dessa que gostamos mais’”.
The Beatles, Helen Shapiro, Dusty Springfield, Eden Kane and compère Keith Fordyce on the set of Ready Steady Go! 4 outubro 63
Na noite seguinte, os Beatles se apresentaram no Odeon Cinema, em Southport, Lancashire, onde puderam tocar a nova composição para o pai de Paul e pedir a opinião dele. Eles estavam conscientes da simplicidade da letra, mas estavam mais preocupados que a parte musical fosse “complicada demais” e que “não pegasse com os fãs”. Por fim, foi o pai de Paul que os convencera de que era “uma musiquinha bacana”.
Helen Shapiro 1963
O título vinha de “From You To Us”, uma coluna de cartas do NME. Paul e John estavam lendo na edição de 22 de fevereiro as datas da turnê da banda, que estavam impressas na primeira página. Eles começaram a “falar sobre uma das cartas da coluna”, como John revelou em maio de 1963. Havia apenas duas cartas naquela edição e é difícil de saber qual delas provocou a conversa e os comentários. Uma das cartas reclamava da “risada de vilão” em dois discos dançantes da época, e a outra falava euforicamente sobre o fato de Cliff Richard parecer estar ganhando de Elvis nas paradas. O mais provável é que essa segunda carta é que tenha chamado a atenção e despertado a ambição dos Beatles de serem maiores que Elvis um dia.
nmeeee
Acredita-se que a música começou a ser escrita numa troca de versos entre Paul e John, tornando-se um dos poucos sucessos da banda que eles fizeram juntos desde o início. Quando Kenny Lynch os escutou cantando no trem, disse a eles “você não podem fazer isso. Parecem um bando de bichinhas”. E eles respoderam: “Tudo bem. A garotada vai gostar”. Em abril de 1963, John comentou “Estávamos só brincando com o violão. Depois começamos a pegar uma boa linha melódica e realmente trabalhar nela. Antes que a viagem tivesse terminado, tínhamos tudo pronto. Ficamos tão satisfeitos…”. Um ano depois, novamente falando sobre a composição, John declarou: “Paul e eu trocamos algumas idéias e criamos o que pareceu ser uma boa linha melódica. A letra não foi nada difícil – especialmente porque tínhamos decidido não fazer nada muito complicado. Acho que é por isso que muitas vezes temos as palavras ‘you’ e ‘me’ nos títulos das músicas. É o tipo de coisa que ajuda os ouvintes a se identificarem com a letra. Achamos isso muito importante. Os fãs gostam de sentir que fazer parte do que está sendo feito pelos artistas”.
BQ1BDCdCcAADq0e The+Beatles (2)
Depois de pronta, passaram-se apenas cinco dias para que From Me To You fosse gravada, apesar de, como John relembrou, “nós quase não a gravamos porque no começo achamos que era meio “bluesy”, mas, quando terminamos e George Martin colocou a gaita, ficou boa”. Em abril de 1963, a canção se tornou o segundo número 1 britânico dos Beatles, mas, lançado pelo selo Vee Jay nos EUA, não chegou nem ao top 40.


Fonte: Beatlepedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário