sexta-feira, 24 de abril de 2020

“HELTER SKELTER”.


“HELTER SKELTER”.

É considerada por muitos como a primeira música de Hard rock/Heavy metal da história, Paul estava na Escócia, lendo uma edição de 1967 da Melody Maker, revista especializada em música, quando leu uma entrevista do guitarrista Pete Townshend, dizendo que o último single “I Can See For Miles,” era a canção mais alta, suja e barulhenta que o The Who já tinha feito. Porém quando Paul foi ouvi-la, ele percebeu que não era tão barulhento assim. Ele julgou sendo um “barulho organizado,” e tratou de compor essa canção tentando fazer a sua própria ópera barulhenta e suja.
Helter skelter é o nome de um brinquedo britânico muito popular, que consiste em um tobogã em formato de espiral. Paul fala sobre no livro “Many Years From Now” de Barry Miles: “Eu usei o símbolo do brinquedo helter skelter como uma ida do topo para o fundo – a ascensão e queda do Império Romano – e esta era a queda, a decadência, a ida para o fundo. Você pode pensar que é um título bonitinho, mas é tido como referência, desde quando Manson tomou como um hino, quanto às versões que as bandas punks faziam por ser um rock sujo.”
Além disso, o termo helter skelter pode significar também confusão, algazarra, desorganização.
A letra sem muito sentido fala sobre o brinquedo: “Quando eu chego ao chão, eu volto para o topo do escorregador, onde eu paro, me viro e saio para outra volta até que eu volte ao chão e te veja novamente.”
Em alguns trechos ele parece estar falando sobre uma garota de programa: “Você não quer que eu te ame? Estou descendo rápido, mas estou a milhas de você/ Vamos me diga a resposta/Você pode ser uma amante, mas você não é uma dançarina.”
A MENTE DOENTE DE MANSON.
Nos Estados Unidos, o termo “helter skelter” é muito conhecido. Charles Manson dizia que a música “Helter Skelter” continha profecias de uma apocalíptica guerra racial.
No projeto “The Beatles Anthology” Paul disse: “Manson nos interpretou como ‘os quatro cavaleiros do Apocalipse.’ Eu ainda não entendo qual foi a jogada; é sobre a Bíblia, Revelação – Eu não li então eu não sei. Mas ele interpretou a coisa toda. Nós éramos os cavaleiros, Helter Skelter era a mensagem, e ele achou que podia sair e matar todos por aí.”
Entre os dias 9 de agosto e 10 de agosto de 1969, a “família Manson” cometeu duas chacinas em Hollywood e escreveu nas paredes “Helter Skelter” com o sangue das vítimas. Durante o julgamento de seus crimes, em novembro de 1970, Manson explicou sua interpretação de “Helter Skelter” na corte: “Helter Skelter significa confusão. Literalmente. Não significa Guerra com ninguém. Não significa que eles irão matar outras pessoas. Apenas significa o que significa. Helter Skelter é confusão. Confusão está vindo rápido. Se você não vê que a confusão está vindo rápido, chame do que quiser. Não é minha conspiração, não é minha música. Eu escuto o que relato. Ela diz, ‘Apareça! ’ ela diz, ‘Mate! ’ Porque me culpar? Eu não escrevi a música. Eu não fui a pessoa que projetou isso na consciência das pessoas.”
John disse em entrevista a Rolling Stone em 1970: “Costumávamos tirar sarro disso ou daquilo, de uma maneira não ofensiva, do que um intelectual via na gente ou um símbolo da geração jovem veria algo nisso…” E sobre a canção, “… Mas eu não sei o que ‘Helter Skelter’ significava, pra mim era só barulho.”
E pensar que com certeza por ai ainda exista mentes doentes que procuram nas músicas coisas que não  tem nada a ver.
Por Marina Sanches – @sancmarina

“Crackerbox Palace” – George Harrison

“Crackerbox Palace” – George Harrison

Por: Marina Sanches 
Fonte: S.S.
É a nona faixa do álbum de George Harrison de 1976, Thirty Three & 1/3. A música foi lançada como o segundo single do álbum e alcançou o número 19 nas paradas pop americanas.
A música foi inspirada no encontro acidental de George com George Greif. No Midem Music Festival de 1975, Greif comentou com George que ele se parecia com o falecido comediante Lord Buckley, que George admirava por muitos anos.  Greif, que havia sido gerente de Buckley, convidou George para a antiga casa de Buckley em Los Angeles, “Crackerbox Palace”. Pensando que a frase produzia uma música, George anotou as palavras “Crackerbox Palace” em um maço de cigarros e depois escreveu a música. A música inclui referências a Greif (“eu conheci um Sr. Greif”) e a Lord Buckley (“saiba que o Senhor está bem e dentro de você”). (“Senhor” pode ser um duplo sentido, referindo-se também ao Senhor Deus ou ao Senhor Krishna.)
George diz “É dois, é dois” durante uma pausa instrumental, uma frase dita pela personagem alemã Lili Von Shtupp, sedutora de aluguel de Madeline Kahn , na comédia de 1974 de Mel Brooks , Blazing Saddles .
Um videoclipe caprichoso acompanhou o single, que foi exibido pela primeira vez no dia 20 de novembro de 1976 no Saturday Night Live . Dirigido por Monty Python ‘s Eric Idle (que teve uma breve aparição no vídeo), o filme contou com George Harrison, Neil Innes (como o empurrando transporte babá / mãe, um homem banho-folheados com um pato na cabeça, e como uma autoridade da igreja), a futura esposa de George, Olivia Arias, e vários outros amigos, em uma variedade de roupas selvagens. Elfos também são proeminentes. O filme foi filmado nos arredores da casa de George, Friar Park, que George apelidou de “Palácio Crackerbox” em homenagem à casa de Lord Buckley.
Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S.

BEATLES DIA A DIA


BEATLES DIA A DIA

25 de abril de 1969
Produzido um mix da até então inédita “Two Of Us” gravada pelos Beatles para que Paul mostre a música para o trio americano Mortimer gravar, o que acabou não acontecendo. “Rape”, curta metragem de John e Yoko, estréia no Festival de Filmes de Montreaux.
Fonte: The Beatles Diary
Por: Marina Sanches – @sancmarina

BEATLES DIA A DIA


BEATLES DIA A DIA

25 de abril de 1967
Gravação de “Magical Mystery Tour”. São produzidos 3 takes mais a inserção de um ruído de ônibus. O grupo decide acrescentar trompetes à faixa. A idéia da canção, que seria o enredo para o próximo filme dos Beatles, veio de Paul.
Fonte: The Beatles Diary.
Por: Marina Sanches – @sancmarina