segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

“I Saw Her Standing There” – “Ela tinha apenas 17 anos, e nunca foi uma bela rainha”.

Paul 42 Paul 43 Paul 18 Sir Paul McCartney Paul 22 Paul 23

No inicio ela se chamava “Seventeen”, uma música que contava a estória de um rapaz que se apaixonava por uma garota durante um baile e seu coração quase estourava, enquanto ele atravessava o salão para dançar com ela.
Paul começou a compô-la em 1961, e ela iniciava com a frase “She was just seventeen,  never been a beautyqueen” ( Ela tinha apenas 17 anos, e nunca foi uma bela rainha – garota), sendo que ele diz que ele nunca havia pensado sobre a música até o momento que ele a mostrou a John, e eles resolveram mudar a letra e terminar a melodia.
Paul and John 1962
“A linha melódica do baixo, eu copiei da música I’m Talking About You” de Chuck Berry, mas ninguém acredita em mim, afinal qual é o problema de tocar um baixo que não fosse original?” disse Paul, em uma entrevista à revista “Beat Instrumental”.


Por Marina Sanches – @sancmarina
Fonte: S.S.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

“ÁLBUM – PLEASE PLEASE ME”.


Primeiro álbum gravado em estúdio e lançado pelos Beatles, em 22 de março de 1963. O álbum contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos. A Rolling Stone também colocou as canções “I Saw Her Standing There” e “Please Please Me” na lista de 500 melhores canções de todos os tempos.
Nos Estados Unidos, a maioria das canções de Please Please Me foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing… The Beatles em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado The Early Beatles em 1965. O álbum Please Please Me não foi lançado neste país até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.
Os Beatles já haviam gravado quatro canções anteriormente que fizeram parte de dois singles. O primeiro single com “Love Me Do”/”P.S. I Love You” gravado em 11 de setembro e o segundo com “Please Please Me”/”Ask Me Why” gravado em 26 de novembro; ambos em 1962. O álbum contém 14 canções, na sua época de lançamento em 1963, geralmente um álbum tinha 7 canções de cada lado. Foram necessárias mais dez canções para completar as quatro já gravadas e lançadas em single anteriormente pelos Beatles. Assim no dia 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e o produtor George Martin começaram os trabalhos no Abbey Road Studios. As gravações do álbum soam como se fosse quase um trabalho ao vivo, já que tudo foi gravado no mesmo dia. Foi necessário apenas 585 minutos, ou seja, 9 horas e 45 minutos. Com apenas três sessões naquele dia, cada uma com aproximadamente 3 horas de duração, eles produziram uma autêntica representação da band no Cavern Club.
O dia de gravação terminou com o cover de “Twist and Shout”, que foi a última a ser gravada. A canção “Hold Me Tight” também foi gravada durante a sessão, mas só foi usada no álbum posterior, em uma nova gravação do dia 12 de setembro de 1963.
O dia inteiro de gravação custou por volta de £400. George Martin disse: “Não foi uma grande quantia para a Parlophone. Eu trabalhava com um orçamento anual de £55,000.”
Please Please Me foi gravada em dois canais, com a maior parte dos instrumentos em um canal e os vocais em outro.
O álbum foi lançado no Reino Unido com o nome de Please Please Me em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Como era comum na época cada país podia elaborar seus próprios álbuns com nome, capas e selecão de canções particular. Assim sendo, a Vee-Jay records lançou nos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de Introducing the Beatles no dia 22 de julho de 1963. Este álbum continha as mesmas canções do álbum inglês, mas uma capa diferente.
No Brasil, a canção “I Saw Her Standing There” saiu no álbum Beatlemania de 1964 e “Please Please Me”, “Boys”, “Twist and Shout”, “Baby It’s You” e “Do You Want To Know A Secret” no álbum The Beatles Again. “A Taste Of Honey” e “There’s A Place” foram lançadas em EP em 1964 junto com “Twist And Shout” e “Do You Want To Know A Secret”. E “Love Me Do” em outro EP no mesmo ano.
Canções compostas e lançadas inicialmente por outros interprétes, os covers, foram escolhidos por George Martin e pelos Beatles. Foram escolhidas duas cançoes anteiormente interpetadas pelo grupo vocal feminino The Shirelles: “Baby It’s You” e “Boys”. Do cantor e compositor Arthur Alexander foi escolhida “Anna (Go to Him)”. Outros importantes nomes do rock também fizeram cover de Alexander como por exemplo os Rolling Stones e Humble Pie. Os Beatles também gravaram a canção “Soldier of Love” de Alexander, mas ela só foi lançada no álbum Live at the BBC. O maior sucesso entre os covers foi a canção “Twist and Shout”. Em 1986 voltou as paradas de sucesso ao ser usada na trilha sonora do filme Ferris Bueller’s Day Off (no Brasil, chamado de Curtindo a Vida Adoidado).
Composições de Lennon/McCartney.
“Love Me Do” foi a primeira canção lançada oficialmente pelos Beatles em 1962. A canção utilizou três bateristas diferentes, no single saiu a versão com Ringo na bateria, no álbum Please Please Me a versão de Andy White na bateria e a de Pete Best só foi lançada no Anthology 1. A canção atingiu o décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso inglesa. E só atingiria o primeiro lugar nos Estados Unidos em 1964. “P.S. I Love You” foi lançada como lado B do compacto de “Love Me Do”.
“Please Please Me” foi a primeira canção dos Beatles a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa. Inspirado em Roy Orbison e na canção de Bing Crosby, “Please” de 1932, John Lennon é o principal compositor da canção. “Ask Me Why” era o lado B do single que trazia a canção “Please Please Me”, para escreve-la, John se inspirou em Smokey Robinson, um dos seus cantores prediletos.
“I Saw Her Standing There”, canção que abre o álbum traz Paul nos vocais e um solo de guitarra de George claramente influênciado pelos solos do guitarrista Chuck Berry. “Do You Want To Know A Secret?”, escrita por John e cantada por George Harrison, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa quando foi regravada pelo grupo Billy J. Kramer & The Dakotas e foi a primeira canção dos Beatles a atingir sucesso com outro intérprete. A canção “Misery” escrita por John e oferecida a cantora inglesa Helen Shapiro, cujo empresário recusou-a.
Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987.
The_Beatles_-_Please_Please_Me
Capa – George Martin, que tinha encanto pelo Zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para o mesmo se os Beatles possassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do Zoo, mas a Sociedade Zoologica de London não permitiu que isso fosse feito. Decidiu-se então que a foto da capa fosse dos quatro integrantes em um balcão da escadaria da EMI. Esta foto tirada por Angus McBean foi usada posteriormente para a capa da coletânea The Beatles 1962-1966.


Por Marina Sanches – @sancmarina.
Fonte: S.S. – pesquisa.

"Oh My My".


Canção lançada como single, álbum de Ringo Starr –  “Ringo” – 1973, e apresenta backing vocals de Feliz Clayton e Martha Reeves.
A canção foi co-escrito por Ringo (creditado por seu nome real, “Richard Starkey”) e Vini Ponciá, um frequente co-escritor Ringo. Billy Preston toca teclados. Ambos Ringo e Jim Keltner tocam bateria. Klaus Voormann toca baixo. Tom Scott interpreta o solo de saxofone.
Ringo 74
Lançado em 18 de Fevereiro de 1974, os EUA, “Oh My My” atingiu o número cinco na Billboard parada de singles pop, número três no Canadá, e número vinte e quatro no Billboard chart Contemporâneo para adultos(Billboard Adult Contemporary chart), tornando-o um dos mais bem sucedidos canções da carreira de Ringo. A canção foi lançada no Reino Unido em 9 de janeiro de 1976.


Por Marina Sanches – @sancmarina.
Fonte: S.S.

BEATLES DIA A DIA

29 de fevereiro de 1984
“Tug of War” e “Pipes of Peace” são os primeiros lançamentos do Mundo Beatles em CD. A EMI retira de catálogo as coletâneas “Rarities” e “Reel Music”.


Fonte: The Beatles Diary.
Por Marina Sanches – @sancmarina.