domingo, 31 de março de 2013


Disco autografado dos Beatles é leiloado por US$ 290.500 Terra Brasil Um exemplar autografado do disco dos Beatles "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi leiloado pelo valor recorde de 290.500 dólares, informou a revista The Hollywood Reporter. O disco com a assinatura dos integrantes do quarteto foi arrematado na ...

Carta de Lennon para Paul McCartney e Linda será leiloada Terra Brasil Uma carta escrita por John Lennon e enviada para Paul McCartney e Linda, mulher do músico nos anos 70, será leiloada, informou o site da revista NME. A mensagem, datada de 1971, depois do anúncio do fim dos Beatles, deve alcançar o valor de £40 mil ...


Primeiro disco dos Beatles completa 50 anos Diário do Grande ABC Nesta sexta-feira, o primeiro álbum de estúdio da banda de rock The Beatles está completando 50 anos. Please Please Me foi gravado em 22 de março de 1963, com 14 músicas, sendo oito de John Lennon e Paul McCartney. O vinil foi gravado em apenas ...
<http://www.dgabc.com.br/News/6015356/primeiro-disco-dos-beatles-completa-50-anos.aspx>


terça-feira, 26 de março de 2013


finalmente tudo bem confirmado Três datas brasileiras PARA "Out There!" TOUR!Paul acaba de anunciar mais três datas em seu "Out There!" Tour:
04 de maio: Belo Horizonte, Brasil - Estádio do Mineirão
06 de maio: Goiânia, Brasil - Estádio Serra Dourada
09 de maio: Fortaleza, Brasil - Estádio Castelão
Fãs registrados com o site de Paul serão elegíveis para compra exclusiva de pré-venda de bilhetes. Cadastre-se aqui: http://bit.ly/PMcSignUp Todos os detalhes e informações ticketing em www.PaulMcCartney.com


quinta-feira, 14 de março de 2013

14 de março de 1964
A Billboard registra nos EUA “I Want To Hold Your Hand” em 1º lugar, “She Loves You” em 2º lugar e “Please Please Me” em 3º lugar. O show dos Beatles no Washington Coliseum realizado em 11 de fevereiro de 1964 é exibido em cinemas americanos.






terça-feira, 12 de março de 2013

12 de março de 1969
Paul e Linda se casam no Marylebone Register Office, em Londres. Nenhum dos outros Beatles compareceu. A festa aconteceu no Hotel Ritz. Paul ainda encontraria tempo de participar do disco de Jackie Lomax. Ainda no mesmo dia, o Sargento Normal Pilcher invade a casa de George em Esher em busca de drogas. George e Pattie, que estavam numa festa, são presos pela polícia por posse de maconha.



sábado, 9 de março de 2013

BEATLES - JOHN - PAUL - GEORGE - RINGO - 03 (lista de reprodução)

BEATLES - JOHN - PAUL - GEORGE - RINGO - 01 (lista de reprodução)

POSTAREI TAMBÉM "70 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE PAUL McCARTNEY".

FONTES: "THE BEATLES: THE BIOGRAPHY", DE BOB SPITZ | "PAUL MCCARTNEY: MANY YEARS FROM NOW", DE BARRY MILES | "FAB: AN INTIMATE LIFE OF PAUL MCCARTNEY", DE HOWARD SOUNES | "THE COMPLETE BEATLES CHRONICLE:THE DEFINITIVE DAY-BY-DAY GUIDE TO THE BEATLES' ENTIRE CAREER", DE MARK LEWINSHON

1 - "O nome completo dele é James Paul McCartney; filho de James "Jim" McCartney e Mary Patricia McCartney. Em 1997, a certidão de nascimento de Paul foi leiloada por US$ 84.146".
2 - "O pai de Paul não esteve presente no seu nascimento pois era bombeiro voluntário durante a 2ª Guerra. Ainda assim, foi um grande incentivador da veia artística de Paul. Jim tocava trompete e piano e chegou a participar da Jim Mac's Jazz Band nos anos 1920".



3 - Aos 14 anos, Paul ganhou um pistom do pai, mas quando o rock começou a se tornar popular, trocou por um violão Framus Zenith, pois percebeu que seria muito difícil cantar "com um pistom na boca". Paul guarda esse violão em seu estúdio até hoje.



4) Quando conseguiu seu primeiro violão, Paul teve muita dificuldade para tocar e não entendia o motivo. "Não percebi que era por ser canhoto. Só descobri que usava o violão do lado errado quando topei com uma foto de Slim Whitman, que também era canhoto".




5) Paul escreveu "When I'm sixty-four" em homenagem ao pai, quando tinha apenas 16 anos. Em 1967 ele resgatou a música para o álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band".


6 - Seu maior ídolo na época do colégio era Little Richard, o grande pioneiro do rock 'n' roll americano nos anos 1950. A primeira música que Paul cantou em público, sobre um palco, foi "Long Tall Sally".


7 - A primeira composição foi "I lost my little girl", escrita em 1956, quando tinha 14 anos, pouco depois da morte de sua mãe, Mary.

8 - A primeira banda da qual participou foi a Quarrymen. Ele se juntou ao grupo em outubro de 1957 e logo se aproximou do líder da banda, John Lennon. No início de 1958, Paul convenceu Lennon a aceitar como guitarrista um amigo de escola, George Harrison. John achava George muito novo - ele tinha apenas 14 anos na época - mas mudou de ideia ao vê-lo tocar. Pouco depois, é claro, o grupo mudaria o nome para The Beatles.




9 - Mimi, tia de Lennon, não aprovava a amizade com Paul, pois ele era "da classe trabalhadora". Já o pai de Paul afirmava que Lennon ainda iria criar problemas para o filho, mas permitiu que os Quarrymen ensaiassem na casa dele.





10 - A primeira gravação foi "In spite of all the danger", composta em parceria com George Harrison. A música foi gravada pelo Quarrymen.



11 - McCartney foi obrigado a tocar baixo nos Beatles quando Stu Sutcliffe, amigo de Lennon da escola de Arte, deixou a banda, em 1961. Lennon e Harrison se recusaram a abandonar a guitarra.





12 - A primeira experiência de Paul com drogas foi na série de shows que os Beatles fizeram em Hamburgo, na Alemanha, bem no início da carreira, em 1960. Todos na banda tomavam o estimulante Preludin, para aguentar madrugadas inteiras tocando. O filme "Backbeat" detalha a turnê.




13 - Em Hamburgo, eles ficaram hospedados e trabalhavam em condições precárias. Uma noite, Paul e Pete Best, primeiro baterista da banda, colocaram fogo no papel de parede do quarto onde dormiam. Não houve nenhum dano, mas os dois foram denunciados pelo senhorio, que era também o contratante dos shows, e passaram três horas na cadeia antes de serem deportados.




14 - No início dos Beatles, usava um baixo Höfner 500/5 emprestado de Sutcliffe e depois comprou um modelo 500/1 para canhotos. O modelo da marca Höfner, em formato de violino, ganhou o apelido de Beatle Bass ou Cavern Bass, por ser o instrumento usado por Paul nos primeiros shows da banda, no Cavern Club.



15 - Paul toca baixo, guitarra, violão, piano, canta... É um músico completo, mas autodidata, quase sem educação formal. Nos shows da última turnê faz cerca de 20 trocas de instrumentos, se aventurando no bandolim e ukelele.



16 - Paul chegou a tocar bateria no início dos Beatles e voltou ao instrumento outras vezes, como em "Back In The U.S.S.R.", "Dear Prudence" e "Wild Honey Pie", do Álbum Branco (1968). Quando um jornalista perguntou a John se Ringo era o melhor baterista do mundo, ele disse que Ringo não era nem o melhor baterista dos Beatles.




17 - MBE e o título de Sir

Como os outros três membros da banda, McCartney foi agraciado, em 1966 como Membro do Império Britânico. Porém, é o único membro dos Beatles a ostentar o título de "Sir", honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997. O título de Sir é mais distinto do que o de Membro do Império, por se tratar de um título nobiliárquico de mais alto valor, equivalente a "Cavaleiro do Império Britânico" (Knight of the British Empire). Apenas Paul McCartney recebeu a distinção, por isso, é incorreto chamar os outros membros da banda de "Sir".


Paul McCartney é vegetariano e já declarou à imprensa como tomou essa decisão: "Há muitos anos, estava pescando e, enquanto puxava um pobre peixe, entendi: eu o estou matando, pelo simples prazer que isso me dá. Alguma coisa fez um clique dentro de mim. Entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim".




18 - O artigo 5 do contrato de shows dos Beatles na turnê americana de 1965 determinava que os "artistas não seriam obrigados a tocar perante uma audiência segregada". Pouco depois, Paul escreveria a música "Blackbird", sobre os direitos civis das mulheres negras nos EUA.




19 - "Martha my dear" teve o nome inspirado na cadela Martha, da raça pastor inglês, mas a letra fala sobre o fim do relacionamento dele com a namorada Jane Asher. A moça também inspirou outras canções de Paul escritas para os Beatles, como "Here, there and everywhere", "For no one" and "We can work it out".



20 - Todas as composições dos Beatles escritas por Paul ou John eram creditadas à dupla Lennon/McCartney. Muitas delas, no entanto, foram trabalhos solo de Paul, como "Blackbird", "Can't buy me love" e "Get back".



22 - O filme "A Hard Day's Night" (1964), primeiro estrelado pelos Beatles, ficou conhecido no Brasil como "Os Reis do iê-iê-iê" e em Portugal ganhou o inacreditável título "Os quatro cabeleiras do após-calypso".


23 - Paul foi o primeiro a se envolver num projeto fora dos Beatles. Ele compôs para o filme "The Family Way", em 1966. A trilha sonora acabou lançada num disco de mesmo nome.



24 - Em outubro de 1969, surgiram rumores de que Paul havia morrido num acidente de carro. Mas em novembro a revista Life fez uma capa com ele e a família comprovando que o boato era falso. Mas nem todos acreditaram...




25 - Em 1969 os Beatles precisaram contratar um administrador para a Apple, selo fonográfico do grupo, para evitar que a empresa fosse à falência. John sugeriu Allen Klein, mas Mick Jagger alertou Paul quanto a problemas que os Rolling Stones tiveram com o empresário. Paul se recusou a assinar contrato com Klein.



26 - Apesar do clima religioso, "Let it be" foi inspirada na mãe de Paul, que também se chamava Mary, como a mãe de Jesus de Nazaré. Paul perdeu a mãe cedo, aos 14 anos, um dos pontos que o aproximaram de John na adolescência. Uma noite, em 1970, ele sonhou com a mãe enviando uma mensagem de sabedoria, "let it be".


27 - Lennon já havia deixado os Beatles em setembro de 1969, mas foi McCartney quem fez o anúncio oficial do fim da banda, em 10 de abril de 1970. A notícia veio em formato de entrevista encartada em cópias do álbum "McCartney", seu primeiro disco solo, que seria lançado uma semana depois.


Capa do primeiro disco solo de Paul McCartney.



28 - Em abril de 1970, Paul lançou seu primeiro álbum solo, "McCartney", que vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. O disco, em que Paul gravou todos os instrumentos, traz o grande sucesso "Maybe I'm amazed".









29 – Quando Paul lançou seu segundo álbum solo, "Ram", seus ex-colegas dos Beatles acharam que várias músicas faziam referências depreciativas a eles. Paul garante que apenas dois trechos falam de John: "Em uma canção eu escrevi 'too many people preaching practices'. Acho que esse é o verso. Ali havia alguma implicância com John e Yoko. Não havia nada mais no (Ram) sobre eles. Ah, tem 'you took your lucky break and broke it in two'". No álbum "Imagine", de 1971, John devolveria a pancada com a música "How do you sleep?".



30 - Ainda em 1971, Paul se juntou à esposa Linda e ao compositor Denny Laine, ex-vocalista do The Moody Blues, para montar a banda The Wings. O grupo ficou ativo de 1971 a 1980 e acumulou vários sucessos, como 'My love", "Jet" e "Band on the run".


31 - Paul teve a ideia para o nome da banda enquanto rezava durante o nascimento de sua segunda filha, Stella. O parto foi complicado e Stella e Linda quase morreram. Enquanto rezava, a imagem de asas vieram à mente do músico, que resolveu batizar sua banda de Wings (asas, em inglês).




32 - Em fevereiro de 1972, o Wings gravou a música "Give Ireland back to the Irish", em protesto contra o massacre do Domingo Sangrento. A música foi proibida no Reino Unido.






33 - O primeiro disco de platina com os Wings veio em 1974, com o grande sucesso de "Band on the run".


34 - Nas primeiras turnês com o Wings, Paul não tocava nenhuma música dos Beatles. Com o tempo, passou a inclui-las no show. Hoje toca até mesmo um medley que inclui trechos de "Give peace a chance", de Lennon.



35 - Paul e Lennon voltaram a tocar juntos apenas uma vez após o fim dos Beatles. Em 1974, John estava produzindo um disco de Harry Nilsson e Paul McCartney apareceu no estúdio com sua esposa, Linda. O resultado foi lançado como o bootleg "A toot and a snore", em 1992. A banda tinha John, Paul, Stevie Wonder e Linda.


37 - Pouco depois o Wings terminaria oficialmente, diante da relutância de Paul em se apresentar em público após o assassinato de Lennon.





38 - Em 1988, Paul lançou o disco "CHOBBa B CCPP", exclusivamente na União Soviética. O álbum trazia apenas covers de clássicos do rock'n'roll, como "Kansas City", "Twenty Flight Rock", "That's All Right Mama" e "Summertime". Em 1991, o disco foi lançado internacionalmente.


40 - Em 1990 foi lançado o filme "From Rio to Liverpool", que mostra a turnê de Paul pelo mundo, incluindo seu show no Maracanã, que teve o maior público pagante da história, com 184 mil pessoas no sábado (foram dois shows).



41 - Em 1991, a Royal Liverpool Philharmonic Society encomendou uma peça musical para marcar seu sesquicentenário. Em sua primeira incursão na música clássica, Paul escreveu a música "Liverpool Oratorio" com Carl Davis. Ele assinaria ainda "A leaf", para piano solo, "Ecce Cor Meum" e "Standing stone".


42 - O quinto trabalho de Paul McCartney em música clássica foi "Ocean's Kingdom", encomendada pela companhia de balé de Nova York. O balé fala sobre o conflito entre o inocente e puro mundo do oceano e o ameaçador reino da Terra.




43 - Paul exercita seu interesse por experimentações e música eletrônica no dueto Fireman, com Martin Glover, produtor e baixista do Killing Joke, mais conhecido como Youth. A banda tem três discos gravados, "Strawberries oceans ships forest" (1993), "Rushes" (1998) e "Electric arguments" (2008).


44 - Paul aparece no Guinness como "The Most Successful Composer and Recording Artist of All Time". São 60 discos de ouro e mais de 100 milhões de álbuns e 100 milhões de singles vendidos.





45 - Paul foi indicado ao Oscar três vezes por músicas compostas para filmes. Como artista solo por "Live and let die", do filme "Com 007 viva e deixe morrer" (1973), e por "Vanilla sky", do filme de mesmo nome (2011). Com os Beatles, ganhou em 1971 com "Let it be".




46 - Composta em parceria com Linda e com o ex-produtor dos Beatles George Martin, "Live and let die", além de ter sido indicada ao Oscar de Melhor Canção, deu a Martin o Grammy pelo arranjo da música.






47 - Paul foi interpretado no cinema e na TV pelos atores Thomas Brodie-Sangster ("Nowhere boy"), Gary Bakewell ("Backbeat"), Mickael Sébastien Vitanza ("I'm not there"), entre vários outros.


48 - Nem tudo que Paul fez deu certo. Em 1984, Paul McCartney escreveu, produziu e estrelou o filme "Give my regards to Broad Street". As críticas foram péssimas e o público ignorou o filme. Mas a trilha sonora, com o guitarrista David Gilmour, do Pink Floyd, no hit "No more lonely nights", foi elogiada.


49 - Como um bom inglês, Paul gosta de futebol e já esteve em estádios algumas vezes. Por influência da família ele torce para o Everton, mas já afirmou que também simpatiza com o Liverpool, pois são os dois clubes de sua cidade.



50 - Em 1980 Paul passou 10 dias preso em Tóquio após ser pego com 218 gramas de maconha no aeroporto: "Eu sabia que não conseguiria arrumar nada para fumar por lá. Esse bagulho era muito bom para jogar privada abaixo, então resolvi levar comigo".




51 - Paul e sua primeira esposa, Linda, tornaram-se vegetarianos e defensores dos direitos dos animais num dia em que estavam comendo carneiro e o cantor viu pela janela carneiros no campo.


52 - Durante suas turnês, os membros da equipe não podem comer carne. Nenhum alimento animal pode ser servido no backstage dos shows e também não pode haver nenhum móvel de couro ou origem animal. Mesmo os assentos de suas limousines não podem ser de couro.





53 - No quinto episódio da sétima temporada de "Simpsons", Paul ajuda Lisa a se tornar vegetariana.




54 - Em 2006, Paul foi a Labrador, no Canadá, para protestar contra a caça de focas. Questionado quanto a importância econômica da atividade para a população local, afirmou que os pescadores deviam abandonar a caça e criar um negócio de proteção de focas.


55 - Paul adora flores. Ele deixa isso bem claro em suas exigências para shows: "É muito importante usar uma florista com reputação", que consiga lírios e rosas brancas com muita folhagem, pequenas gardênias e frésias de vários cores e tamanhos.




56 - Mesmo após os desentendimentos com o Maharishi, guru indiano que recebeu os Beatles em sua academia no Himalaia, Paul seguiu adepto da meditação. Em 2009 participou com Ringo de um concerto em prol da fundação de meditação do David Lynch.



57 - Paul perdeu a mãe, Mary, com apenas 14 anos. Esse foi um ponto de aproximação com John, que também perdeu a mãe cedo. A esposa Linda morreu com 56 anos. As duas de câncer no seio.




58 - Casou em 2002 com Heather Mills, ex-modelo e ativista dos direitos dos deficientes físicos. Ela perdeu a perna em 1993, atropelada por uma moto da polícia.


59 - Já casado com Heather Mills, Paul se engaja em campanhas contra o uso de minas terrestres. Paul é patrono da ONG Adopt-A-Minefield, além de apoiar campanhas como a "Make poverty history".


60 – Paul pintou mais de 500 quadros. Ele começou a pintar em 1983 e fez sua primeira exposição em 1999, em Siegen, na Alemanha. As pinturas traziam retratos de Lennon, Andy Warhol e David Bowie, além de fotografias de Linda.


61 - Nos anos 1980, Paul estabeleceu uma amizade Michael Jackson. A relação foi abalada quando Michael comprou em 1985 a empresa Northern Songs, estabelecida em 1969 para publicar as canções da dupla Lennon-McCartney, dando ao Rei do Pop os direitos sobre as músicas dos Beatles.



62 - Sua empresa MPL Communications tem os direitos de mais de 25 mil canções, entre elas as escritas por Buddy Holly, além dos direitos de musicais como "A Chorus Line" e "Grease".



63 - Em 2006, Paul se divorciou de Heather Mills. No processo de divórcio, ela levou 23,7 milhões de libras (cerca de US$ 100 milhões). Paul ofereceu cerca de US$ 64 milhões.


64 - Atualmente Paul é casado com Nancy Shevell. A cerimônia, em outubro de 2011, teve apenas 30 convidados.




65 - Mary, a primeira filha, é uma famosa fotógrafa. A filha Stella é uma respeitada designer de moda. O filho James também músico e chegou a ser cogitado para um projeto de banda cover dos Beatles, com a participação dos filhos dos músicos originais.




66 - Paul produziu um disco pro irmão, Michael McCartney, que assinava Mike McGear. Não fez muito sucesso. Leave it.


67 - Paul entrou no Hall da Fama do Rock duas vezes: Em 1988 com os Beatles e em 1999 como artista solo.



68 - Quando o World Trade Center foi derrubado em 11 de setembro de 2001, ele estava em um avião pronto para decolar em Nova York. Foi forçado a ficar na cidade e organizou um concerto para as vítimas da tragédia no Madison Square Garden, com a participação de Elton John, David Bowie, Pete Townshend, Eric Clapton e Mick Jagger.


69 - Em 2008 Paul tocou pela primeira vez em Israel. Em 1965 os Beatles tinham um show marcado para Tel Aviv, mas os vistos foram cancelados junto com a turnê, pois o governo considerava a banda uma ameaça à moral dos jovens israelenses.



70 - Em 4 de junho de 2012, Paul fez o show de encerramento da festa do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II. Cantando em frente ao Palácio de Buckingham, ele apresentou clássicos de seu repertório, como "Let it be" e "Live and let die".


Por Marina Sanches - @sancmarina.